Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Santa Ceia do Senhor


Ontem,sábado dia 10-09-2011,participamos de uma festa maravilhosa em nossa igreja,foi nossa Santa Ceia,foi um culto inesquecivel para todos que estavam presentes,sentimos a presença de Deus em nosso meio,ouvimos uma palavra abençoada pelo Pastor Jorge da congregação do Pq. Jequitibás,depois vários louvores,com os grupos de círculo de oração,crianças, mocidade e adolescentes,nosso Pastor Roberto Cardoso trouxe uma palavra que veio de encontro aos nossos corações e em seguida Pastor Davi da congregação do bairro Santa Catarina complementou de forma maravilhosa,em seguida começamos ao ato mais esperado da noite,a Santa Ceia do Senhor.
Muitos não sabem o que é e nem o significado desse ato,então abaixo um pouco de o que é a Santa Ceia do Senhor.

Texto Básico: 1 Coríntios 11.23-32

Introdução 

 A Ceia do Senhor é uma das cerimônias mais queridas dos crentes. E precisa ser bem compreendida. É também uma das ordenanças que Cristo deixou para sua igreja. Através dos tempos, a igreja tem celebrado a Ceia do Senhor.

1. O que é a Ceia do Senhor?

A ceia designa uma refeição, geralmente feita à noite. Em alguns lugares se usa essa prática. Em relação à Ceia do Senhor, ela recebe vários nomes:

a. Ceia do Senhor. Esta expressão é usada por Paulo em 1Co 11.20. Do Senhor, porque foi instituída e ordenada pelo Senhor Jesus Cristo.

b. Comunhão. No costume da igreja primitiva, havia uma festa que precedia a Ceia do Senhor, chamada “festa do Ágape”( Ágape, palavra grega, significa amor). Os coríntios levaram a extremos esse costume (1Co11.17-22). Paulo diz que, ao participarmos da Ceia, através dos elementos, estamos revelando a comunhão que temos com o corpo e com sangue do Senhor Jesus (1Co 10.16).

c. Eucaristia. É um termo usado pela igreja católica e por algumas denominações evangélicas. A palavra é a transliteração da que foi traduzida por “deu graças”e significa isso: “dar graças”(Mt 26.7)

2. O significado da Ceia
A Ceia do Senhor tem um significado importantíssimo para a igreja. Queremos destacar o sentido da Ceia em relação a dois aspectos:  Cristo e a Igreja.
A Ceia em relação a Cristo. Jesus disse, que no seu discurso, aos judeus, estas palavras que os escandalizaram: “Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos” (Jo 6.53). Jesus falava de uma identificação total do homem crente com Ele.
A Ceia é constituída de dois elementos: o PÃO e o VINHO. Em relação a Cristo, o pão simboliza o seu corpo. Quando Ele disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”(Mt 26.26) e “…isto é o meu sangue”(v28). Evidentemente, estava falando de modo figurado, porque ali estava Ele, com o seu corpo e o pão; com o seu sangue, e diante dele, o vinho. O pão é pois, o símbolo do corpo de Cristo e o vinho é o símbolo do sangue de Cristo.

a. Três tipos de ensino. A respeito da Ceia do Senhor há três ensinos. Mas só um deles é bíblico.

(1) Transubstanciação. É a idéia prevalecente na igreja católica, de que, ao serem abençoados, os elementos se tornam verdadeiramente corpo e sangue de Cristo. Basta observar os elementos após a oração, para ver que não é verdade esta posição.

(2) Consubstanciação. Os adeptos da consubstanciação ensinam que o Corpo de Cristo, na Ceia, está COM o pão, e o sangue de Jesus está COM o vinho.
Os adeptos dessas duas teorias acima tornam a Ceia um sacramento e, nesse caso, ela traria uma graça especial a quem dela participa. A Ceia não é um “meio da graça”, apesar do seu alto significado.

(3) Memorial. Entendemos, pela Palavra de Deus, que á a Ceia MEMORIAL. Ao instituir a Ceia, Jesus disse:”fazei isto em memória de mim”(1Co 11.24,25). A Ceia é em memória do Senhor Jesus e uma celebração da sua morte. (v. 26).

 b. Um duplo anúncio. A Ceia é não somente um memorial, mas também um anúncio duplo. Quando participamos da Ceia, estamos anunciando a morte do Senhor. Lembramos que Ele morreu para nos salvar. E, ao celebrar até que Ele volte, anunciamos a sua volta também. A Ceia quer dizer então: Jesus morreu, mas ressuscitou e voltará (1Co 11.26)

2. A Ceia em relação à igreja. Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, ele diz que o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo e o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo (1Co10.16). A partir daí, ele passa a colocar a Ceia no contexto da comunhão na igreja: “nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo”é viver essa comunhão em espírito de amor, de perdão e de santidade (1 Co 11.29). Em relação ao sangue de Jesus, nós participamos de um mesmo sacrifício, do seu sangue derramado na cruz. A igreja é um corpo vivo, que tem o sangue de Jesus e o Espírito Santo que o vivifica.
                                                          
Conclusão


      Irmãos, participemos da Ceia do Senhor. E, na oportunidade, façamo-lo com reverência, lembrando daquele sacrifício feito por nós e nos alegrando, porque o Senhor voltará. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário