Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

É Preciso Perder Para Ganhar

'24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. 26 Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.' (Mateus 16:24-27 RA)

1. Introdução

Os versos que lemos foram ditos aos discípulos. Os próprios discípulos ainda precisavam entender mais profundamente o significado de servir ao reino de Deus.

Temos visto um grande crescimento de Igrejas em nosso País. Mas, no meio desta grande multidão existem poucos que entendem o que é servir ao reino de Deus, o que é ser um discípulo. O grande pregador Billy Graham afirmou que “a salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”.

2. Jesus diz: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue”.

Negar-se a si mesmo não significa negar as coisas materiais, mas sim entregar-se inteiramente a Cristo de modo que nos identifiquemos totalmente com Ele em nosso modo de viver.

Quando alguém decide negar a si mesmo está decretando a morte de seu eu, seu orgulho, sua vaidade, e esta afirmando o seu desejo de ser dirigido pelo Espírito Santo de Deus.

C.S. Lewis dizia: “A coisa mais difícil, quase impossível, é entregar o seu ser totalmente – todas as suas vontades e precauções – a Cristo.”

O apostolo Paulo nos ensina o caminho da negação. Veja romanos 8:13: “…se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, ….”. Ainda em gálatas 5: 24 Paulo diz: “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos…”.

Agostinho dizia que “…o nosso maior inimigo é o nosso eu”. Mas, o nosso eu pode ser vencido pelo poder do Espírito.

Há um trecho de uma música do grupo diante do trono que diz: “Dia após dia negue-se a si mesmo…”.


3. Estamos dispostos a levar cruz?

Quando Jesus usou a imagem de seus discípulos carregando uma cruz e seguindo-o, estes entenderam o que realmente Ele queria dizer. A crucificação era um método romano muito usado nas execuções, os condenados deveriam carregar sua cruz pelas ruas até o local designado para a execução. Assim Jesus estava querendo dizer aos seus discípulos que segui-lo implicava num ato de sacrifício.

Levar a cruz, quer dizer pra nós o quanto estamos dispostos a sacrificar por amor ao reino de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Certo servo de Deus cansado de suas lutas e tribulações, um dia tem um sonho. Neste sonho, ele resolveu falar para Jesus (em oração) que não aguentava mais carregar a sua cruz, pois era muito pesada e difícil de carregá-la…

Então Jesus ao servo: Pois bem, coloque a sua cruz nesta sala, entre nas demais salas à sua frente e pegue a cruz que você quiser ou agradar.

O servo foi feliz da vida e colocou a sua cruz no chão da sala determinada por Jesus e saiu nas outras salas procurando uma cruz que lhe agradasse. Então o servo começou a sua procura. Entrava e saia das salas, mas não se agradava de nenhuma daquelas cruzes que estavam ali naquelas salas, pois tinha “cada cruz” que ele não conseguia nem olhar o topo…

…e, continuou a sua busca. Continuou a encontrar somente cruzes enormes e maiores que a sua. Até que em um dado momento avistou uma cruz pequenina num cantinho de uma daquelas salas.

Sorridente se agradou daquela cruz e falou: Senhor eu quero esta, posso pegá-la ?

Jesus olhando para o servo disse: – Esta cruz é exatamente aquela que você trouxe e deixou aqui.

MORAL: “Nunca peça uma cruz mais leve, Mas sempre peça, ombros mais fortes”.

4. Jesus faz uma importante declaração: “Quem perder a vida por minha causa acha-la-á…v.25″

Os discípulos ou inimigos de Cristo têm de reconhecer que Jesus Cristo viveu e morreu por esta frase.

Para os discípulos de Jesus havia uma possibilidade naquele momento de perderem realmente suas vidas. E de fato, mais tarde alguns perderam suas vidas. Estevão foi um destes, que foi apedrejado até a morte. Paulo, foi outro, martirizado pela causa de Cristo. Estes todos morreram pela causa de Cristo.

Alguém já disse que “as vezes é preciso perder para ganhar”. Jesus perdeu a vida, mas ganhou a minha vida e a sua. Ele perdeu a vida para ganhar o mundo.

No evangelho de João 12:24 Jesus diz: “…se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”

5. Conclusão

Eu queria concluir esta reflexão dizendo que existem aqueles que perdem para ganhar e aqueles que ganham para mais tarde perder. Deixe eu explicar isso melhor.

Jesus diz no verso 26: De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Estes são aqueles que conquistam a fama, o dinheiro, o sucesso, o poder, mas esquecem do reino de Deus. E mais tarde perdem a própria alma e a oportunidade de serem salvos. Estes representam o grupo dos ganham para perder.

Quem você tem sido? É aquela pessoa mais preocupada em ter reconhecimentos humanos ou tem pensado como diz o apostolo “nas coisas de cima”.

Lembre-se que daqueles que perdem a sua vida por amor ao reino. São aqueles que negam a si mesmos. Não esqueça que estes perdem para ganhar as recompensas do reino de Deus. Lembre-se que o filho do homem retribuirá “cada um segundo as suas obras” v.27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário