Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O CRENTE FORTE E O CRENTE FRACO


"Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes". (Romanos 14:2)


O apóstolo Paulo nos mostra como é identificado o crente forte e o crente fraco. Aqui a fraqueza subentende-se por imaturidade, haja vista que Paulo fala que "UM CRÊ" que de tudo se "pode" comer. Vamos analisar este versículo:


"Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, QUE É FRACO, come legumes".

(Romanos 14:2)


O que é fraco é justamente aquele que crê e se submete a proibições que não tem nenhum respaldo bíblico. O que se resume ao legume é o que CRÊ que não pode comer outras coisas. Sua crença é num dogma que para Deus não faz diferença alguma.


Em Marcos capítulo 7 o Senhor Jesus nos dá um exemplo da intolerância dos legalistas:


"Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.


(Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos)


Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens".


O que vemos acontecer entre alguns cristãos que se acham "mais santos" que os outros é bem parecido com o que ocorreu em Marcos 7. Este direito de julgar quem anda ou não em santidade não foi dado a nós.


"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão?" (Romanos 14:10a)


Não está no ofício do cristão definir níveis de santidade, mas este julgamento chega as narinas do alíssimo como uma "fumaça".


"E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu.

Estes são uma fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia". (Isaías 65:5)


Os conceitos humanos sobre santificação não estão dizendo nada para Deus. Todas as nossas justiças são como trapo da imundícia. (Isaías 64:6)


Que nós não venhamos a nos achar "fortes" aos nossos próprios olhos, pois como o apóstolo Paulo mesmo confessa, quando ele pensava que estava forte, ele estava fraco. (2º Cor. 12:10) Mas que sejamos a cada dia mais e mais leais a PALAVRA DE DEUS, e só a ela resumir nossa fé, para alcançarmos a verdadeira santidade.


"E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro".

(1º Coríntios 4:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário