Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Interessante: Descoberta "brasileira" confirma veracidade bíblica‏

Essa foi aqui na nossa cidade vizinha,Engenheiro Coelho, SP (Abrajor/Diário do Campus) - Por muitos anos, historiadores e arqueólogos questionaram a veracidade da Bíblia por não encontrarem evidências da existência de Nabucodonosor, personagem importante do livro de Daniel. Rodrigo Silva, curador-adjunto do Museu de Arqueologia Bíblica do Unasp, juntamente com outros arqueólogos bíblicos, contribuiu para que essas críticas fossem desbaratadas.O achado de um tijolo iraquiano com inscrições na língua acádia foi suficiente para fortalecer a historicidade bíblica e derrubar as críticas. Usando gramáticas acadianas, Rodrigo traduziu a inscrição que dizia: "Nabucodonosor, rei de Babilônia. Provedor de Ezagil e Ezida; filho primogênito de Nabopolassar." Posteriormente, a tradução foi confirmada por doutores em Teologia, como Ozéas Moura, que estudou acadiano na PUC-RJ, além de ser reconhecido por especialistas nas Universidades Andrews e de Budapeste.

"
Tínhamos, portanto, um objeto legítimo dos dias do cativeiro babilônico que testemunhava a existência histórica de um rei descrito nas Escrituras", afirma Rodrigo, entusiasmado pela descoberta.

História do achado

A pedra, agora exposta no Museu de Arqueologia do Unasp, possui Ao vê-lo, percebi que a inscrição composta de três linhas era, na verdade, um cuneiforme neobabilônico usado pelos caldeus nos dias do profeta Daniel", diz Rodrigo. Intrigado, logo levou o tijolo para casa, onde traduziu as inscrições.
Repercussão
"
Jamais poderia supor que aqui mesmo no Brasil seria reencontrado um artefato que confirma a narrativa das Escrituras - um legítimo tijolo Babilônico, dos tempos de Daniel, que comprova a existência histórica do famoso rei Nabucodonosor", confessa Rodrigo.

Rodrigo acha que essa descoberta revela muito sobre a limitação da sabedoria humana e sobre o propósito divino.


"Por muitos anos, alguns eruditos desacreditaram a Bíblia pelo simples fato do nome Nabucodonosor não constar em nenhuma ruína conhecida. Isso os fazia orgulhosos de sua incredulidade e, também hoje, há muitos que seguem o mesmo caminho. Mas bastou um caco de tijolo para mostrar que eles estavam errados. Não seria essa uma curiosa maneira de Deus ironizar a sabedoria humana quando esta nega a Bíblia Sagrada?"
, acredita.
intrigante origem. Enviado ao Iraque por uma firma de construção civil, um projetista brasileiro encantou-se por um dos vários tijolos antigos que se encontravam na região. Nesse tijolo havia letras estranhas que representariam inscrições. Com a permissão de um soldado iraquiano com quem havia feito amizade, o brasileiro trouxe o achado para o Brasil como lembrança da viagem.

Em 1988, o projetista doou o objeto para Paulo Barbosa Oliveira, pastor em Vitória, ES. Oliveira utilizava o tijolo em aulas de ensino religioso, principalmente sobre profecias. Até aquele momento Barbosa desconhecia o real valor do objeto.

Anos depois, Barbosa aposentou-se. Resolveu mudar-se para um residencial nas cercanias do Unasp, em Engenheiro Coelho, SP. Ao fazer amizade com Rodrigo, Barbosa mostrou-lhe o tijolo antigo em outubro desse ano, espertando-lhe a curiosidade.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário