Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Família Perfeita

Não existe família perfeita, mas princípios perfeitos para a família.
EFÉSIOS 5:22 ao 33

Vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como, também, Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim, também, as mulheres sejam, em tudo, sujeitas aos seus maridos. Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como, também, Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra. Para apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como, também, o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim, também, vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.EFÉSIOS 6. 1 ao 4
.
VÓS, filhos, sede obedientes aos vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.


Pense em uma família perfeita!.... Como ela seria?

Uma família onde todos acordam de bom-humor, dão bom dia para todos, tomam café juntos alegremente, oram de mãos dadas e saem para o trabalho ou para a escola, de lá telefonam uns para os outros para dizer como vão as coisas, voltam e se encontram para o jantar, vêem o jornal da noite juntos, e na hora da telenovela desligam a TV e fazem um entusiasmado culto. No domingo, acordam cedo com muita disposição e vêm para a igreja, onde sentam todos juntos, cheios de ânimo para estudar a Palavra de Deus e louvar o Deus da Palavra.

Esta família existe?
Talvez você possa dizer que sim, eu já vi uma família assim. É um erro ver uma família e imaginar as características que parecem ter ou que julgamos ter... Ninguém sabe o que vai no coração de uma pessoa. Ninguém sabe as tensões e desentendimentos no interior de uma família, que luta para se manter unida diante das bandeiras da desintegração.

Você tem lutas na família?

Eu também tenho!

E na bíblia? Será que encontramos família perfeita? Que tal a de Abraão o pai da fé?

Para atender uma exigência da esposa Sara, expulsou de casa uma de suas mulheres, pondo um filho à morte no deserto.

E Isaque, o filho da promessa de Deus, não conseguiu ser respeitado na velhice e foi ludibriado, com o apoio da esposa Rebeca, por um dos filhos, que foi ameaçado de morte pelo irmão enganado.

E que tal a de Jacó, o fundador de uma nação que seria uma bênção de Deus para o mundo, teve filhos capazes de vender um dos irmãos, dá-lo como morto e chorar rios de lágrimas na hora do luto.

E no novo testamento que tal a família de Lóide , Eunice e Timóteo não é uma família perfeita? Pelo menos, falta gente nela. Não se fala do avô e nem do pai. Seria
Timóteo uma produção independente? Não, nessa época o modismo não existia...
Podemos especular, por exemplo, que os maridos de Lóide e Eunice não eram crentes, fato ainda hoje muito comum...
Talvez as duas tenham sido evangelizados por Paulo e depois tenham evangelizado o neto/filho

Assim mesmo, o elogio de Paulo nos fala não de uma família perfeita, mas de uma família onde imperavam algumas atitudes, que vale a pena recordar.

Sou um cristão, que busco ter santidade que busco a perfeição. Mas sei que enquanto estiver nesse mundo não alcançarei a perfeição e a santidade completa.

Há, então vou viver uma vida sem me preocupar com o que é certo ou errado! É assim?????

Não!!!! Posso não ser perfeito, mas com certeza se estou buscando um dia serei. Se eu não buscar como poderei ser???

Na família também é assim, posso não ser o melhor pai posso não ser o melhor marido mas com certeza vou morrer lutando para alcançar isso. Fingir não enxergar os problemas da família, é uma forma de fugir dos problemas.

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Mas em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso.
O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados.
Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com sua prole rebelde.
Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora Lar, Doce Lar não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o descaso.

Haver uma solução? Poderemos evitar tais tragédias em nossas famílias?
Poderão os casais jovens manter o brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem os votos no casamento? Haverá esperança de recuperação dos terríveis erros do passado?

A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções raramente são fáceis. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte.
Somente com o retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra.

Encontramos os princípios perfeitos na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.
Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.
Papéis Dados por Deus Dentro da Família

Podemos ver que o diabo tenta anular esses papeis Dentro desta estrutura do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos, pois foi ELE que criou a família.

Qual o papel dos Homens: Esposos e Pais?

O homem é a base da família, lá no livro de Genesis 2:17 Deus deu a ordem para o homem não comer da arvore ,e observem que até então Deus não havia criado a mulher.

Deus nunca falou com Eva para não comer do fruto, porque era responsabilidade do homem cuidar de sua esposa.

Ai, Eva vai lá e come do fruto, mais não acontece nada, só quando o homem come é que fica consumado o pecado.Quando Deus vem ver o homem e vê que ele esta escondido Ele chama a atenção de Adão, com Eva Ele não fala nada,
Porque era responsabilidade do homem cuidar de sua família e ele não cuidou, ai ele diz: -Foi a mulher que tu me deste.

Deus estabelece castigo para mulher a sentença dela é para ela mesma; que multiplicaria as  dores no parto

Mas a sentença do homem é que por causa dele a terra seria maldita, a terra não é maldita por causa da mulher e sim por causa do homem e assim atingiu toda criação.
O homem tem varias responsabilidades dadas por Deus, eu enumerei 5, aqui as principais:

1) Tem que ser provedor e protetor:
Deus projetou o homem fisicamente, emocionalmente e psicologicamente para isso para prover de tudo que o seu lar precisa, ele tem que correr atrás, é seu papel também proteger sua esposa e filhos, a mulher também pode fazer isso, mais é papel principal dos homens
2) Tem que ter liderança:
Quando ele esta presente é ele o líder, tem que vir dele a autoridade, a mulher e os filhos esperam isso dele, mas quando o homem não tem boca pra nada, deixa esta responsabilidade pra mulher e quando não até os filhos tomam a liderança da família.
3) Dele tem que vir instrução e correção:
Da mulher também, mas isso é papel principal para os homens. La no livro de 1ºSamuel 2 conta sobre os filhos do profeta Eli, que eles colocaram em desordem o serviço ministerial, aí Deus vai lá e da um presta atenção no Eli e não em sua esposa.
È papel principal do homem. Instrua ensine seus filhos corrija quando for preciso não deixe isso só para sua esposa, pois isso é responsabilidade sua.
Quando seu filho estiver dando trabalho não coloque a culpa na sua esposa isso é coisa de homem frouxo, covarde... É responsabilidade sua!!!
4) È responsabilidade do homem o desenvolvimento dos sentimentos:
Por incrível que pareça essa é responsabilidade principal dos homens. Ta lá em Efésios 5:22“Amai vossas mulheres...”
não esta escrito para a mulher amar seus maridos, porque Deus sabe que a característica da mulher é amar naturalmente Mulher é igual a transformador: recebe110 e devolve 220.
No desenvolvimento dos sentimentos os filhos olham para o pai. Pode perceber em uma família, a mulher pode ser amorosa mais se o pai for seco, os filhos também serão.
5) Há este aqui as mulheres vão gostar La em Efésios5 fala para o homem dar sua vida pela mulher, e o que significa isso?:
Será que quando estiver tendo um tiroteio eu tenho que entrar na frente de uma bala perdida para não atingir ela?
È isso também, mais o mais importante dentro desse: ” dar a vida pela sua mulher” É fazer tudo... tudo para sua mulher ser feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Na sociedade é a mulher que tem que se entregar para o homem, porem na bíblia é o homem que tem que se entregar para sua esposa.
Tem que ser protetor e provedor
Ter liderança sua palavra tem que valer
Tem que corrigir e ensinar
Tem que fazer e realizar.

Você pode não deixar riquezas para seu filho talvez nem consiga deixar uma casa própria. Mais sua família vai dizer:
Este era um homem de verdade.
E você, o que falaram de você?
Mulheres: Esposas e Mães
Agora chegou a vês das mulheres, Deus também deixou responsabilidades para as mulheres, podemos ver um bombardeio da mídia para destruir esses valores bíblicos para as mulheres.
Algum tempo atrás víamos feministas dizendo : Mulheres não precisamos mais dos homens, olha o resultado aí na sociedade.
Eu separei 5 responsabilidades principais para o homem e para mulher separei apenas 2. Que bom Né mulheres?!
A primeira... Isso causa arrepios nas mulheres, quando as mulheres escutam sobre isso começa uns tique nervoso uma cosera...

1) Ta lá em Efésios 5; 22 “mulheres sede submissas a vossos maridos” Esta expressão tem seu sentido bíblico mudado, a sociedade vê que quem se submete é escravo, é pessoa que não tem vontade própria são pessoas fracas.
Este texto mostra que a mulher tem que ser submissa a seu marido como a igreja é de Cristo. Alguém que esta aqui na igreja se sente escravo de Jesus?
E você? Esta aqui porque Jesus te obrigou ou é por sua vontade?
Ser submissa é aceitar a missão do outro, a responsabilidade do homem é maior que a sua, você o ajudara. Foi este o propósito principal dado por DEUS a mulher ser adjutora, auxiliadora.
É uma relação de troca: - Eu aceito ser submissa, por que você me ama e me faz feliz.
Mais nunca esperar o meu cônjuge fazer a parte dela primeiro, para depois eu fazer aminha. O meu compromisso é com meu DEUS e a estabilidade da minha família.

2) A segunda responsabilidade principal da mulher é edificar o seu lar: Fazer seu lar feliz, filhos saudáveis, esposos equilibrados.
E mulheres, entendam bem o que eu quero dizer: vai ter mulher que vai ficar brava mais deixa eu explicar;
Mulher tem que ser dona de casa.
Uma das principais responsabilidades da mulher é ser dona de casa. Não estou querendo dizer que mulheres não devem trabalhar ser médicas, engenheiras, sim a mulher pode ser profissional no que ela quiser, porque vivemos em meio a tantas dificuldades financeiras, que a mulher deve ajudar financeiramente seu lar.
Ser dona de casa é cuidar do seu marido, cuidar dos seus filhos, é cuidar da saúde deles, o bem estar, é dar amor para eles.
E normalmente a mulher é assim amorosa faz o bem e não o mal.
Na sociedade esta palavra “dona de casa” é algo que ninguém quer. Soa mal, lembra exploração, medilcridade,
Uma pessoa semi analfabeta!
E lamento muito porque essa idéia tem atingido as mulheres da igreja.
Provérbios 14: 1“Toda mulher sábia edifica sua casa, mas a tola derruba as com a mão.”
Com sabedoria, percepção e conhecimento, se a sua casa é um caos é culpa sua!!!
Outro texto muito bonito, também esta lá em provérbios,ali fala como procede a mulher sabia
Proverbios 31: 10 ao 30 (Ler na bíblia)
O seu marido diz: pode haver muitas mulheres sábias mais a minha é mais sabias de todas
Os seus filhos ficarão satisfeitos com tudo o que você fizer pois saberão que vocês sempre faz o melhor.
Tem também o papel dos filhos

Filhos: Seguidores e Obedientes
Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los.
Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele 2 Timóteo 3:2 “pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...”

Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Na sociedade em que vivemos jovens e adolescentes não respeitam mais seus pais, vivem longe de cumprir seus papeis que foram definidos por DEUS, e muitas vezes este comportamento também são imitados por jovens cristãos que conhecem quais são seus papeis como filhos.

Aí eu volto novamente para o papel dos homens e das mulheres:

É responsabilidades dos dois, pais e mães, andarem junto a seus filhos, conhecer com quem eles andam.
Não é fácil criar filhos nos dias de hoje! 2 Coríntios 12: 14b “não devem os filhos entesourar para os pais, mais os pais para os filhos” Nós criamos nossos filhos para os outros, juntamos e realizamos tudo na vida de nossos filhos para que um dia eles também possam fazer isso para seus filhos e não par nós.
Lá em Efésios 6 também nos indica que não devemos provocar a ira em nossos filhos.
Um pequeno exemplo é quando os filhos são pequenos e nós escolhemos o que nossos filhos vão vestir.
Mas quando eles crescem eles querem também escolher, e os pais às vezes tem que permitir, claro dentro de um bom censo. Pergunte qual a opinião de seus filhos, deixe eles escolherem uma vez ou outra não faz mal, faz muito bem porque eles se sentirão responsáveis. De responsabilidades para seus filhos .

E filhos: se vocês moram com seus pais vocês também devem ajudar, Lavar a louça não mata ninguém, lavar o banheiro não tira pedaço.

Pais deixem 3 coisas para seus filhos:

• Exemplo

• Exemplo

• Exemplo
A família é como um jogo de quebra cabeças todas as peças são diferentes, se todas fossem iguais não conseguiríamos montar. O quebra cabeça tem peças diferentes que se encaixam.

É, freqüentemente, muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros. Mas está claro que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado.
Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros. Lembre-se, os benefícios serão eternos!

Você está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Deus?


Agradecimentos a familia da foto acima,Grande Zafenate Paneia,sua esposa Damaris,filhas Jemima e Amélia,família que eu amo, de Boa Cica RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário