Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

História de Mefibosete


Mefibosete, quase tudo errado
Filho de Jônatas
Nome: Mefibosete
Pai: Jônatas
Mãe: Rispa
Ano: 1032 a.C.
Lugar: Lo Debar
Características: Jamais perdeu o ânimo, fiel a Deus, um deficiente físico que venceu.
Mais Informações: Bíblia, em 2 Samuel 4:4 e cap. 9
Verso bíblico inspirador: O eterno Deus, o Senhor .... Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40: 28 e 29
 
 
Jesus nos deu um exemplo a seguir. Vamos tentar? Peça ajuda a Ele e Ele te ouvirá. Com amor, Celso Lopes.          
                                                         " Deus é Fiel "                                                                  
 

Mefibosete. Quando me lembro desse garoto, penso que quase tudo que podia acontecer de ruim ocorreu na sua vida. Quase?
Começou bem. Era o filho mais novo de Jônatas, o queridinho do palácio, neto caçula do rei Saul. Viveu até os cinco anos de idade cercado de atenções e riqueza. Então, começaram
os problemas. Houve uma guerra e tanto seu pai quanto o avô foram mortos. Não somente isso, os inimigos mataram todos os membros da família real. A babá que cuidava de
Mefibosete ficou apavorada quando recebeu a notícia do que estava acontecendo. Apanhou o menino e o escondeu no meio de umas roupas, para que ninguém percebesse, e saiu correndo, desejando pegar alguma carruagem e fugir para outro país. Nessa correria, entretanto, tropeçou e caiu por cima da criança. Mefibosete quebrou as duas pernas. Mas não podia ser atendido ali, pois todos reconheceriam o pequeno príncipe. A babá preferiu continuar a fuga. Quando chegou a um lugar seguro e os médicos atenderam o menino, a solução que restava era cortar suas duas pernas.

De um dia para o outro, Mefibosete perdeu toda a família, perdeu as pernas e teve que ser adotado por uma família estrangeira. Passou a morar com a família de Maqüir na cidade de Lo-Debar. Eram pessoas ricas e bondosas, mas é claro que o menino sofreu muito pela perda da família, os pais, os irmãos mais velhos e todos os amiguinhos. Outra mudança difícil foi se acostumar com a perda da habilidade para andar e correr. Teria de passar o resto da vida dependendo de muletas.
Mas você não precisa ficar com pena de Mefibosete. Igual a tantas outras crianças que perdem os pais, ou têm que fugir para um país estrangeiro, ou ficam paralíticas, esse menino não desanimou. Aprendeu a conviver com suas perdas. Desenvolveu novas amizades. Conheceu os costumes daquele lugar. Era amado por todos. Não adianta ficar remoendo nossas dificuldades e sofrimentos.
Mefibosete cresceu, foi à escola, aprendeu uma profissão, casou e logo teve um filho, que recebeu o nome de Mica.
Quando Mefibosete estava com 22 ou 23 anos, Davi, o rei de Israel, que fora muito amigo do seu pai, descobriu que ele estava vivo. O rei insistiu para que Mefibosete voltasse para Jerusalém. Fez com que fossem devolvidas a ele as terras e casas que tinham sido de sua família. E mais: Mefibosete foi considerado convidado especial para todas as festas e comemorações do palácio real.
Agora você entende por que comecei dizendo “Quase tudo deu errado”? A vida desse garoto teve quase tudo para ser uma tragédia. Mas duas coisas ele não perdeu: o ânimo e a bênção de Deus, mesmo nos piores momentos.
Não faltando a bênção de Deus e a vontade de vencer, o resto pode machucar, mas não acaba com nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário