Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quem controla sua mente?

"pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.". Tg. 1.8 Nova Versão Internacional

Tudo na vida espiritual tem inicio em sua mente, muitos perdem a salvação por estarem perdendo a batalha espiritual contra o inimigo de Deus. Por que a batalha deve começar em sua mente.

Segundo o texto uma mente dividida, não tem firmeza de propósito, e corre o risco de ser levado por qualquer pessoa que simplesmente tenha aptidão para influenciar, exemplo de Lucifer no céu, que tinha grande influencia e posição, e acabou levando consigo a terça parte dos anjos.

Hoje há uma grande necessidade de desenvolver em nossa mente um espírito analitico, não podemos considerar tudo aquilo que ouvimos, vemos ou lemos, sem antes analisar junto a palavra de Deus, a Bíblia.

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração." Tiago 4:9

Aqui está uma caracteristica de uma mente dividida, o coração está contaminado, com que? Com tudo aquilo que este mundo tem a oferecer, de um lado você deseja andar com Deus, de outro você gosta das coisa que o mundo oferece.

E tudo isso depende do que guardas no teu coração, diz Mateus 6:21: "porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração"

A pergunta que faço é: Tem você como tesouro Deus ou as suas próprias vontades? Aconselho-te de uma coisa:

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". Mc 12:30.

O maior interessado no seu bem estar é Deus, e quando você permite que sua mente seja preenchida pelas suas palavras, você estará em harmonia com Ele.

Deus te deu intelecto, uma mente capaz de analisar, pensar, decidir,você é o único ser criado com esta capacidade. Por que você é a imagem e semelhança de Deus.

Se queremos estar em harmonia com o Mestre, temos que analisar como está nossa mente, e vermos quem esta ocupando o lugar em nosso coração. Como podemos agradar a Deus se não nos submetemos nossa mente a vontade de Deus.

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida".

A fraqueza espiritual que vemos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida. Tentamos agradar a Deus de um lado, por outro satisfazemos nossa vontade. "A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". Cl. 1.21.

Antes da salvação, eramos inimigos de Deus, tornamos reais nossos pensamentos. "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente". Gn 6:5.

Se você se entrega totalmente a Deus, isto significa que você desistiu de tomar as decisões sozinho, por que você refletiu que tudo o que você fazia para resolver os problemas da vida, nunca davam certo. O resultado era só desastre.

Escolha seu Caminho, o primeiro passo é seu!!
Fazer as coisas por você mesmo, mesmo reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, trará consequencias terriveis em seu viver, tudo depende da escolha, você está na situação que está por causa das suas escolhas, sua vida espiritual vai mal? por que você escolheu não ouvir a Deus. Sua familia vai mal? por que você escolheu fazer o que é contrário a vontade de Deus. Seu trabalho não vai bem? É por que você não tem procurado fazer a vontade de Deus. Em nossa mente achamos que podemos resolver tudo sozinho, você tem conhecimento, você é inteligente, você tem capacidade, você não precisa de Deus para tomar certas decisões, só que este pensamento vai contra o que as escrituras dizem: precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus. Se queremos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar. "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". Ef. 2.3

Entenda que o corpo jamais fará alguma coisa, se não receber o comando do cerebro, do qual controla todo o corpo.  O ser humano que se coloca sob a direção de Deus, estará controlando sua mente, de adequando a vontade a Deus, que Ele estabeleceu para sua vida. Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo. "Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". Cl. 3:2

Os que nasceram através do batismo, recebem de Deus a direção do Espirito Santo, e agora devem ser dirigidas pelo Espirito, os lugares que frequenta, os pensamentos, as palavras, o modo de se vestir, tudo deve demonstrar por quem somos controlados,  Pensar nas coisas do alto, não um conselho, mas uma ordem.  Como você controlará os seus desejos e impulsos da carne, se não tiver controle dos seus pensamentos.

O texto biblico mostra que sua mente é controlada por aquilo que você almeja. Se almejar o céu, você fará tudo aquilo que Deus pede de você. Se você almeja as coisas do mundo, você não se preocupará com a vontade de Deus, mas a sua vontade, seus gostos e desejos. 

Note o que Deus pede de nós: "amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Luc. 10:27

Precisamos amar com entendimento, com a mente, sendo assim nosso corpo demonstrará o que se passa em nossa mente. A mente tem controle sobre o nosso corpo, o corpo mostra através de nossas atitudes aquilo que somos.

Aos nos submetermos a Deus, permitirmos a Sua atuação, e Ele age segundo hebreus:  "Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". Hb 8.10

Este pacto dito por Cristo, apenas confirma o que foi instituido por Deus a Moises no Sinai, mostra a importância de modificarmos nossa vida para termos o caráter de Cristo. Esse pacto se realiza no momento que permitimos que suas leis estejam sendo vividas em nós. O Senhor luta para que você tome a decisão correta para a sua vida.

Deus respeita a questão do livre arbitrio, que é a liberdade que você tem para tomar as decisões, e Deus não agirá sem que está permissão seja dada por você. Ele não fará nada que você não queira. Quando você busca a Deus em primeiro lugar, confiante que as demais coisas vos serão acrescentadas(Mat.6:33). Ele começa a colocar na sua mente suas palavras, começar a grava-las em seu coração.

Aqueles que se entregam a Deus correm um enorme perigo: "As artimanhas de Satanás", Lúcifer ficará atento, observando as fraquezas dos filhos de Deus, ele tentará, desvia-lo de procurar a Deus, por sem a segurança que Deus lhe proporciona, você estará desprotegido e a merce do inimigo. Ele astuciosamente sabe que se destruir tua mente, ele terá o controle de sua vida. Somente uma mente lúcida pode adorar a Deus.

No mundo encontramos muitas atrações que podem desviar o seu foco de Deus, hoje os filmes tem trazido um entretenimento aparentemente agradável. Mas Lucifer tem tirado o seu tempo. Tempo que deveria ser dedicado a Deus. Na comida de sua mesa, ele coloca aquilo que sutilmente parece que não faz mal, mas faz, e o alimento que faz mal a saúde, afetará não só o corpo, mas a sua mente.

Por isto Paulo diz: "Não deis lugar o diabo". Ef 4.27. Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" . Tg 4.7 . O Diabo sabe que você não negará a Cristo, nada pode nos separar do amor de Deus, para ele tentará atingir sua mente.

Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir fazer você fracassar, ele produzira algumas coisas em você:

Conciência Culpada diante de Deus.

Perderá a vontade de se achegar a Deus.

Você achará que não tem mais forças para lutar contra o inimigo.

Você não terá paz, distanciando-se da comunhão com Deus.

Uma mente longe de Deus, se torna uma mente perigosa. Capaz de fazer:

Se rebelar contra Deus.
Se rebelar contra as autoridades constituidas por Deus.
Se rebelar contra aqueles que creêm nos mesmo princípios, acusando-os, maltratando-os.
Se rebelar contra si mesmo. Destruindo sua vida, sem pensar nas consequências.

Uma vida longe de Deus, você não terá forças para lutar contra Satanás.

Por isso você, através da mente é que decide quem agirá no teu corpo, se é a influência divina ou a influência malevola, própria do Diabo.

Se o sua mente tem o Espírito de Deus, seu corpo manifestará as obras do Espirito de Deus. Tudo começa na mente, e tudo depende de Sua Escolha.

Busque renovar sua mente com as coisas que vem do alto, e o que Deus espera de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Eis o segredo!!!

Um grande Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário